MEMÓRIA DO ESPAÇO/TEMPO VIVIDO NA REPRESENTAÇÃO DE MAPAS MENTAIS: O CASO DO PROJETO ESCOLAR "NOSSO BAIRRO, NOSSO LUGAR"

Lucinei Pereira da Silva, Maria Sá Xavier

Resumo


As representações e a memória do espaço de vivência são essenciais para elaboração de mapas mentais e documentos cartográficos. Neste sentido, essa investigação tem como objetivo principal compreender como os mapas mentais contribuem pedagogicamente em aulas de Geografia e também de História. Do ponto de vista teórico-metodológico a pesquisa se apoiou na análise do projeto escolar “Nosso Bairro, nosso lugar” desenvolvido na Escola Municipal Vereador Hamilton Teodoro, Governador Valadares (MG), junto a uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental e a articulação de autores que discutem os conceitos de representações, memória, espaço e lugar.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14571/cets.v3i1.149

Licensed under :

Licence

----------------------------------------------------------------------

ISSN 2316-9907

----------------------------------------------------------------------

Indexing, Scientific Societies and Directories

Logo CAPES Logo periodicos.CAPES Logo Google Scholar

Logo GIF Logo Latindex Logo BASE Logo PKP

Logo DIADORIM Logo IBICT Logo SIS

Logo Gaudeamus Logo ROAD Logo DOAJ