DA NOTÍCIA À POESIA: UM CASO DE TRANSPOSIÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES

Rita Rodrigues Souza, Márcia Franco Assis

Resumo


Este artigo apresenta os resultados do projeto de pesquisa intitulado Edificando conhecimentos: da notícia à poesia. O estudo empreendido e os dados apresentados corroboram para a ideia de que a transposição de um gênero textual para outro favorece a capacidade do discente de assimilar o sentido da palavra, usá-la de forma criativa e dominar, com segurança, a estrutura de determinados gêneros textuais. Ao longo deste trabalho, busca-se, então, refletir acerca das atividades de leitura e escrita em sala de aula, com ênfase na importância dos conhecimentos teóricos sobre gêneros textuais e a produção de texto para a organização de uma didática consciente. E, assim, realizar melhores intervenções no processo de ensino-aprendizagem, o que caracteriza o método de investigação denominado pesquisa-ação, conforme Thiollent (2002) e Gressler (2003). A análise dos dados se pautou numa abordagem quantitativo-qualitativa fundamentada em Serrano (1994), Larsen-Freeman e Long (1994); nos estudos de Paixão (1991) sobre poesia; no construto teórico sobre gêneros, fundado por Bakhtin (2000), discutido e aplicado ao ensino de Língua Portuguesa, no contexto do ensino médio, por Bonini (2002) e Marcuschi (1996) e outros que tratam de maneira geral sobre o trabalho com os gêneros na escola, como Cassany (2008), Brasil (2006, 1999), Paulino et al (2001) e Antunes (2003). Os resultados proporcionaram a oportunidade de vivenciar as particularidades do ensino de leitura e escrita no Curso Técnico Integrado em Edificações e perceber as dificuldades apresentadas pelos discentes e os desafios configurados aos docentes.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14571/cets.v3i1.157

Licensed under :

Licence

----------------------------------------------------------------------

ISSN 2316-9907

----------------------------------------------------------------------

Indexing, Scientific Societies and Directories

Logo CAPES Logo periodicos.CAPES Logo Google Scholar

Logo GIF Logo Latindex Logo BASE Logo PKP

Logo DIADORIM Logo IBICT Logo SIS

Logo Gaudeamus Logo ROAD Logo DOAJ