DESVELANDO A CONCEPÇÃO VIGOTSKIANA NA RELAÇÃO APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS

Simone Ariomar de Souza

Resumo


Este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar a concepção vigotskiana a respeito da relação entre aprendizagem e desenvolvimento, de modo a compreender o processo de aquisição de conhecimentos realizado pelos alunos na apreensão do objeto de estudo e por fim, avaliar o papel desempenhado pelo professor no contexto. Conduzido à luz da Teoria Histórico-cultural, esse estudo orientou-se pelas seguintes questões: (1) Como Vigotski compreende a relação entre aprendizagem e desenvolvimento? (2) Nessa perspectiva, como se dá o processo de aquisição de conhecimentos realizado pelos alunos na apreensão do objeto de estudo? (3) Qual a importância do papel desempenhado pelo professor nesse contexto? Concluiu-se assinalando entre outras coisas que para Vigotski o papel desempenhado pelo professor é fundamental no processo de aquisição de conhecimentos pelos alunos, sobretudo a partir da identificação e atuação na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) dos seus alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14571/cets.v4i1.175

Licensed under :

Licence

----------------------------------------------------------------------

ISSN 2316-9907

----------------------------------------------------------------------

Indexing, Scientific Societies and Directories

Logo CAPES Logo periodicos.CAPES Logo Google Scholar

Logo GIF Logo Latindex Logo BASE Logo PKP

Logo DIADORIM Logo IBICT Logo SIS

Logo Gaudeamus Logo ROAD Logo DOAJ