ENSINO SUPERIOR: AS AVALIAÇÕES COMO FORMA DE REFLEXÃO NO APRENDIZADO

José Anderson Santos Cruz

Resumo


O presente ensaio visa abordar as dificuldades enfrentadas durante o processo de avaliação da aprendizagem no ensino superior nesta tríade educacional. Procurando observar as atitudes dos alunos e professores, com o objetivo de fornecer uma nova visão da avaliação da aprendizagem, onde o aluno passa ser parte fundamental na avaliação do professor ao apontar sugestões de uma autoavaliação do profissional de ensino, com o intuito de aprimorar seus conhecimentos e habilidades e ainda sugere uma avaliação reflexiva de cada aluno para que o mesmo possa se autoavaliar nas competências que mais se destacam, para que no futuro, sejam profissionais com qualidade. Um novo rumo para as avaliações no ensino superior, já está em andamento por professores que buscam incentivar os alunos a pensar, criar, refletir e possuir embasamento para suas críticas, e com as variadas metodologias de avaliação, seja por seminários, provas, comunicação oral, debates e estes induzem de maneira reflexiva de ambas as partes no contexto da educação superior.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14571/cets.v4i1.180

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ISSN 2316-9907

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