A LUA E SUAS FASES: UMA ANÁLISE CONCEITUAL E LINGUÍSTICO-DISCURSIVA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

Rita Rodrigues Souza, Naiane Perez Euzebio

Resumo


O presente artigo objetiva relatar a análise, nos âmbitos conceitual e linguístico-discursivo, dos conteúdos sobre a Lua e suas fases apresentados nas coletâneas Porta aberta: ciências e Aprendendo sempre ciências, ambas destinadas para discentes do 2º ao 5º ano. Constatou-se, por meio de estudo teórico e análise documental, numa abordagem quantitativo-qualitativa, que elas deixam a desejar na apresentação do conceito de Lua e suas fases, especificam as fases a Lua de modo equivocado e usam uma linguagem com inadequações e ambiguidades. Os resultados apontam para o uso atento dessas coletâneas em relação ao conceito de Lua e suas fases, exigindo uma formação docente sólida para que ele perceba as lacunas e saiba como saná-las adequadamente.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14571/cets.v4i1.181

Licensed under :

Licence

----------------------------------------------------------------------

ISSN 2316-9907

----------------------------------------------------------------------

Indexing, Scientific Societies and Directories

Logo CAPES Logo periodicos.CAPES Logo Google Scholar

Logo GIF Logo Latindex Logo BASE Logo PKP

Logo DIADORIM Logo IBICT Logo SIS

Logo Gaudeamus Logo ROAD Logo DOAJ