AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO CEMITÉRIO DE ITAQUERA, SEGUNDO A RESOLUÇÃO CONAMA 335/2003, MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Francisco Carlos da Silva, Kenitiro Suguio, Alberto Pacheco

Resumo


Este trabalho apresentou alguns resultados de uma pesquisa na área de análise geoambiental objetivou investigar o nível de contaminação de aqüíferos freáticos por necrochorume, oriundo da decomposição de cadáveres no Cemitério de Itaquera, situado na sub-bacia do Alto Rio Tietê, na região metropolitana de São Paulo.
Dado o risco potencial de contaminação de aqüíferos freáticos por necrochorume esta investigação é necessária, pois as implantações de cemitérios têm sido feitas geralmente em desacordo com a legislação vigente, que deve ser observada para evita-se o risco de impacto tanto para o ambiente natural como para a população humana.
Este estudo envolve várias etapas: inspeções do cemitério, entrevistas com funcionários e com moradores dos arredores do cemitério, coletas e análises de amostras de solo e água, de levantamento topográfico e geológico e consulta de literaturas e mapas pertinentes.
Este estudo nos permitiu diagnosticar o Cemitério de Itaquera como área suspeita de contaminação, devido principalmente ao manejo inadequado desse necrotério.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14571/cets.v2i1.56

Licensed under :

Licence

----------------------------------------------------------------------

ISSN 2316-9907

----------------------------------------------------------------------

Indexing, Scientific Societies and Directories

Logo CAPES Logo periodicos.CAPES Logo Google Scholar

Logo GIF Logo Latindex Logo BASE Logo PKP

Logo DIADORIM Logo IBICT Logo SIS

Logo Gaudeamus Logo ROAD Logo DOAJ